Porque é que, normalmente, quando está Sol os aviões descolam/aterram dum lado, e quando está chuva do outro?

19-12-2011 11:04

    Se vive perto do aeroporto de Lisboa, ou qualquer outro em que a(s) pista(s) estão alinhadas Norte-Sul, e vice-versa, certamente já reparou que quando está Sol os aviões descolam/aterram dum lado do aeroporto/pista, e quando descolam/aterram do outro está ou estará de chuva. Mas porque é que isto acontece?

    Quando está bom tempo, significa que Portugal ou a região em questão está sob influência de um anitcilone - tempo quente e seco no Verão, frio no Inverno. Normalmente os anticiclones que afectam Portugal estão situados no Atlântico Norte em que se dá o nome de Anticiclone dos Açores. Os anticlones são caracterizados pelas altas pressões atmosféricas. O anticlone impede que os ventos fortes invadam o seu território, fazendo com que estes circulem à volta do centro de altas pressões (anticiclone) no sentido dos ponteiros dos relógios no Hemisfério Norte (no H. Sul é o sentido inverso). Nos anticiclones o fluxo de ar é descendente, o que evita a formação de nuvens. No inverno quando o ar é frio e húmido forma-se nevoeiro, e como o fluxo de ar é descendente, por vezes esse fluxo de ar prende o nevoeiro, o que faz com que ele fique retido na mesma região durante várias horas/dias. Na seguinte imagem podemos ver um anticiclone situado, sensivelmente, no arquipélago dos Açores e respectiva influência nos ventos.

    Bom, antes de explicar, é importante referir que os aviões por norma descolam/aterram contra o vento. O aeroporto de Lisboa tem 4 pistas, mas apenas iremos fazer referência a duas, a 03 e a 21, que são as mais utilizadas. Se descolarmos da pista 03, estamos a voar direccionados ~030º, se for da 21 voamos direccionados ~210º, sendo que: N-360º; E-90º; S-180º; O-260º.

    Por norma, os descola-se/aterra-se contra o vento, pelo que se o vento está de norte aterramos de Sul(03), se está de Sul aterramos de Norte (21). A pista preferencial do aeroporto de Lisboa é a 03. Se os ventos estão cruzados ou são fracos (de qualquer direcção), os pilotos usam a 03, mas se os ventos já tiverem alguma intensidade e forem do quadrante Sul, usam a 21. Outro factor que influencia a pista activa no momento é a visibilidade, que se for reduzida os pilotos utilizam a que oferece a melhor aproximação por instrumentos, no caso de Lisboa a 21.

    Voltando à explicação da imagem, uma vez que o tempo é anticiclónico e os ventos estão de Noroeste, acontece o seguinte, em que: vermelho: direcção do vento; preto: nº das pistas; verde: pontos cardeais; amarelo avião descolando e respectivo movimento.:

 

Quando está mau tempo, significa que Portugal ou a região em questão está sob influência de um ciclone, ou depressão, ou centro de baixas pressões - tempo nublado, chuva e ventos fortes. Normalmente os centros de baixas pressões que afectam Portugal entram através do Oceano Atlântico. Os centros de baixas pressões, tal como o nome indica, são caracterizados por baixas pressões atmosféricas. Ao contrário dos anticiclones, o sentido de rotação dos ventos dum ciclone é contrário ao dos ponteiros do relógio no Hemisfério Norte (sentido inverso no H. Sul). Nos ciclones o fluxo de ar é ascendente, o que encoraja a formação de nuvens, e consequente precipitação. Na seguinte imagem podemos ver um centro de baixas pressões situado, sensivelmente, no arquipélago dos Açores e respectiva influência nos ventos.

    Uma vez que o tempo é depressionário e os ventos estão de Sudeste, os pilotos utilizam a pista 21, como mostra a seguinte imagem, em que: azul: direcção do vento; preto: nº das pistas; verde: pontos cardeais; amarelo avião descolando e respectivo movimento.:

 

 

E está assim terminado o artigo. Esperemos que tenha gostado, e acima de tudo, aprendido algo.

Se detectou algum erro neste artigo não hesite em comunicá-lo, nós agradecemos!

Obrigado por ler-nos.