Pescador Morre nos Açores ao Tentar Salvar Embarcação do Mau Tempo - Público
Um pescador, de 43 anos, morreu esta tarde no Porto de Pesca da Ribeira Quente, em S. Miguel, Açores, quando tentava retirar um barco da água para o proteger do mau tempo que se tem registado no arquipélago. As chuvas e o vento forte provocaram ainda várias inundações e queda de árvores.
O presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Quente, Gualberto Rita, disse à Lusa que o acidente ocorreu “quando os pescadores estavam a retirar as suas embarcações para as proteger do mar agitado”. “Na altura, uma onda mais forte encostou um dos barcos à parede, que acabou por esmagar um pescador”, acrescentou o autarca, salientando que a vítima era natural da Ribeira Quente, concelho da Povoação.
As chuvas e o vento forte que se registam nos Açores provocaram “várias inundações em moradias e estradas e quedas de árvores e ramos nos concelhos da Ribeira Grande, Ponta Delgada e Lagoa”, revelou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Segundo disse à Lusa fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, “a maior parte daquelas situações está resolvida através da intervenção dos bombeiros, Serviços Municipais de Protecção Civil e direcção regional dos Equipamentos e Transportes e Terrestres”.
Devido às condições meteorológicas, um voo da transportadora aérea SATA “aguarda na Horta, ilha do Faial, melhoria do estado do tempo, para efectuar a ligação à ilha das Flores”, segundo informou à Lusa o porta voz da companhia José Gamboa.
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores já havia alertado esta segunda-feira para um agravamento do estado do tempo nas ilhas dos Açores até ao meio dia de hoje, com previsão de ocorrência de trovoadas, ventos fortes e chuva.
O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, está esta tarde reunido com os secretários regionais da Economia, Vasco Cordeiro, e da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, para acompanhar a situação.